Molhos são muito versáteis na cozinha, especialmente na cozinha vegetariana estrita! Depois do meu MOLHO DE TOMATE CASEIRO e do MOLHO BRANCO, hoje trago o MOLHO DE BERINJELA que é uma delícia!!! Pode usar como recheio em torta salgada, na lasanha, acompanhando seu arroz integral... Vem conferir mais esse molho saboroso!
INGREDIENTES:
2 xíc. de tomate italiano picado grosseiramente
1/2 xíc. de cebola picada
2 xíc. de berinjela picadinha
Tomilho ou orégano a gosto
Sal rosa do Himalaia a gosto
Cogumelos tipo shitake picadinho, palmito ou champignon (opcional)
PREPARO:
Bati rapidamente no liquidificador (sem triturar muito) o tomate, o sal, o tomilho e o orégano. Não adicionei água para não ficar muito líquido. Dourei a cebola sem adição de óleo, adicionei o “molhinho” de tomate e a berinjela e tampei a panela, deixando cozinhar por alguns minutos até a água secar um pouco e a berinjela murchar bem. Adicionei os cogumelos e tampei a panela até finalizar o cozimento. Para mim, o melhor ponto é quando a casca da berinjela fica macia. Prontinho!
#dicamelissabarcelos: Esse molho pode virar um delicioso strogonoff! É só adicionar algum leite ou creme vegetal. Minha sugestão: coloque um pouco de aveia de molho em água, bata no liquidificador e coe. Esse “leite” engrossa o caldo e dá a textura necessária.
Confira o passo a passo dessa receita em vídeo aqui. Eu usei esse molho delicioso como recheio da minha LASANHA DE BERINJELA e recomendo! Se quiser aprender a fazer mais molhos deliciosos, dê uma olhadinha na seção Molhos e Temperos do blog ou na playlist Sabor Saúde, no meu canal do YouTube.
Se gostou da receita, faça o seu MOLHO DE BERINJELA e poste no Instagram, marcando o meu perfil (@melissabarcelos) e use #dicamelissabarcelos. Vou amar saber que você se inspirou aqui no blog.
PROPRIEDADES DA BERINGELA:
Sabia que esse fruto é capaz de reduzir a quantidade de açúcar no sangue? As fibras presentes na berinjela garantem uma digestão mais eficiente e evitam picos de insulina no organismo. Os polifenóis, por sua vez, aumentam a secreção de insulina e reduzem os níveis de enzimas específicas responsáveis pela absorção do açúcar, diminuindo assim sua assimilação pelo organismo, segundo estudo. A berinjela também é baixíssima em calorias (apenas 20 calorias em uma xícara de berinjela crua – aprox. 82g) e repleta de antioxidantes: a antocianina, responsável pela cor roxa, protege as células dos danos causados pelos radicais livres, prevenindo doenças crônicas como o câncer. Além disso, a berinjela tem vitaminas C e K, folatos, manganês e potássio. Que tal inclui-la mais em suas refeições?
por melissa