Melissa Barcelos

  • CONTENT

Blog

Estamos Juntos em várias atividades do dia-a-dia, especialmente na cozinha. Tenho dedicado boa parte do meu tempo criando receitas deliciosas e muito saudáveis da cozinha vegetariana estrita. Conheça algumas dessas receitas, dicas de leitura entre outros assuntos que envolvem meu ministério pessoal. Visite e inscreva-se também no meu canal do Youtube https://www.youtube.com/c/MelissaBarcelosoficial?gl=BR
08/02/21 Bolo Mesclado

Ninguém resiste a um delicioso pedaço de bolo! Hoje trago um BOLO MESCLADO vegano, sem glúten e sem óleo em sua preparação. Você vai se surpreender!

INGREDIENTES:

2 bananas nanicas picadinhas
1/2 xíc. de açúcar mascavo ou outro de sua preferência
3 col. (s) bem cheias de pasta de amendoim
1 pitada de sal
1 col. (chá) de canela em pó
2 xíc. de água fria
1 1/2 xíc. de farinha de arroz
1 xíc. de farinha sem glúten
1 col. (s) rasa de fermento químico em pó
3 col. (s) de cacau 100% em pó

Para colocar por cima:
1 banana nanica em rodelas
Um pouquinho de açúcar mascavo
Canela em pó a gosto

A farinha sem glúten é uma mistura de farinhas e polvilho para obter um substituto da farinha de trigo convencional. Eu comprei esse mix pronto em loja de produtos naturais, mas você pode fazer a sua própria mistura em casa (link no final deste post).

PREPARO:

Em um bowl, misturei a farinha de arroz e a farinha sem glúten e reservei. Pré-aqueci o forno a 210ºC. Em seguida, bati no liquidificador as bananas, o açúcar, a pasta de amendoim, o sal, a canela e a água. Coloquei a mistura no bowl com as farinhas e mexi até obter uma mistura homogênea. Acrescentei o fermento químico e misturei delicadamente. Separei 1/3 da massa e acrescentei o cacau em pó para fazer a mescla do bolo. A proporção foi 2/3 de massa clara e 1/3 de massa escura.

Coloquei a massa clara em uma fôrma untada com um pouquinho de óleo de côco. Por cima, coloquei a massa escura. Decorei com as rodelas de banana nanica, o açúcar mascavo e a canela em pó. Finalmente, levei ao forno por 30 minutos a 200ºC. Prontinho!

Confira o passo a passo dessa receita em vídeo aqui. Se quiser aprender a fazer outros bolos deliciosos, dê uma olhadinha nas receitas do blog ou da playlist Sabor Saúde no meu canal do YouTube.

Se gostou da receita, faça o seu BOLO MESCLADO e poste no Instagram, marcando o meu perfil (@melissabarcelos) e use #dicamelissabarcelos. Vou amar saber que você se inspirou aqui no blog.

Melissa Barcelos - Bolo Mesclado

Melissa Barcelos - Bolo Mesclado

Sugestão de mix de farinhas que encontrei na internet:

https://temperoalternativo.com.br/2016/05/30/como-fazer-mistura-de-farinha-sem-gluten/

PROPRIEDADES DA BANANA NANICA:

A banana nanica, ou banana d’água, é a segunda fruta mais consumida no Brasil. Possui propriedades benéficas ao corpo e à pele. Por sua consistência, é muito utilizada para substituir o ovo em preparações vegetarianas estritas e veganas.

Riquíssima em potássio e magnésio, essa fruta auxilia na saúde cardiovascular e na recuperação de cãibras musculares. Além disso, como as demais espécies de banana, ela é rica em vitamina B6, vitamina C e ferro. Também é uma excelente fonte de carboidratos, fibras e proteína.

Fonte: https://banana.blog.br/banana-dagua-ou-banana-nanica/

 

por melissa
< >
13 Ago
Barueri - SP +info
09h00 - Mega Evento na Arena Barueri em São Paulo
Mega evento de 10 Anos da Associação Paulistana
Coral Adoradores com 30 mil vozes
Local: Arena Barueri
Endereço: Avenida Prefeito João Vilallobo Quero, Jardim Belval - Barueri/SP
Participe: Inscrição gratuita pelo site https://megacoraladoradores.com.br
Realização: Associação Paulistana
Local: A confirmar
Produção Independente gravada em Espanhol entre Dez/2016 a Fev/2017 e lançada em Jul/2017 pela Gravadora Novo Tempo.

Usamos cookies no nosso site para ver como você interage com ele. Ao aceitar, você concorda com este uso