Melissa Barcelos

  • CONTENT

Blog

Todos nós escrevemos nossa própria história. Somos os artesãos do nosso destino. Digamos que esta história possa ser descrita num livro e que o Blog seja o rascunho de uma página que você pode ler em primeira mão. Além disso, você encontrará no meu Blog, minhas receitas favoritas, curiosidades, entre outros assuntos do dia-a-dia.
21/01/13 Sementes de Chia

Antes de irmos pra Missão Benin 2012 - África, o Pr. Davi Tavares nos apresentou a chia. Uma pequena semente da família da linhaça que tem propriedades fantásticas e tínhamos que levar em nossa bagagem, pois não sabíamos que tipo de comida encontraríamos lá. Além de farinha de linhaça dourada, 6 latas grandes de bife de soja da Superbom, levamos bastante chia para aqueles 24 dias na África. 

Usamos em pães e biscoitos caseiros. Foi maravilhoso!! 

Pesquisei e descobri quanta saúde tem nesta sementinha:

  CHIA.

· 2 vezes mais potássio do que a banana
· 3 vezes mais ferro do que o espinafre
· 6 vezes mais cálcio do que o leite integral
· 8 vezes mais ómega 3 do que o salmão
· 12 vezes o próprio peso: é o que ela absorve de água
· 15 vezes mais magnésio do que o brócolos

 

A primeira característica da chia é que a semente é rica em antioxidantes (substâncias que diminuem os radicais livres e inibem a ação de doenças). “Cem gramas da chia, que equivale em média a 8 colheres de sopa, tem a mesma proporção de antioxidantes de 2,5 quilos de tomate, e o seu valor para poder defender as nossas células é proporcional a maçã, ao alho e a castanha do Pará”,
 
Este alimento é originário da Colômbia e do México e era usado pelos povos que habitavam essas regiões desde 2 mil a.C. Os estudos comprovam que essa semente é muito benéfica ao organismo, devido à grande concentração de nutrientes, o valor nutricional da chia comparada com outros alimentos e os seus benefícios.
 
100g de chia equivalem a 200g de nozes em magnésio, 0,5 litros de leite em cálcio e 1 kg de espinafre em ferro. “A associação do cálcio com o magnésio na semente de chia favorece muito a saúde óssea. Com isso, conseguimos prevenir, principalmente a osteoporose”. 100g de chia equivalem a duas bananas grandes em quantidade de potássio”.
 
Muito nutritiva, a chia também possui vitaminas do complexo B, zinco, cobre e potássio.  A chia é o grão mais rico em proteína (20 % da composição).
 
Esse alimento possui ainda uma grande quantidade de fibras (mais de 40 % da composição), “35 %, em media, média de fibras insolúveis. Que são aquelas que aumentam tanto o volume quanto a freqüência das fezes, e aliviam quem tem prisão de ventre, aumenta a imunidade e favorece a flora bacteriana, fazendo com que a pessoa absorva menos glicose. Isso favorece a perda de peso”.
 
A chia também possui fibras solúveis. “Aquelas que entram em contato com o líquido do estômago e do intestino e formam um tipo uma massa gelatinosa que retarda o esvaziamento gástrico. Com isso, a pessoa fica saciada mais tempo”,
 
Outro nutriente identificado na composição da chia é o ômega 3.
 
2 colheres de sopa por dia para que a pessoa reduza os níveis de triglicérides.
 
Consumo diário
O consumo da chia traz muitos benefícios às pessoas. Ajuda o bom funcionamento do organismo e evita doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, melhora a pressão e até ajuda a emagrecer, “Só que para você receber todos esses benefícios a sua dieta tem que estar equilibrada”.
 
O grão pode ser consumido com frutas, sucos, vitaminas, ou ainda em receitas de bolos, pães e farofas.
 
Entre duas e quatro colheres de sopa da semente e/ou duas colheres de sopa de óleo de chia por dia já proporciona excelentes benefícios à saúde.
 
Fonte: Blog Leite da Terra
por melissa
< >
19 Nov
Governador Celso Ramos - SC +info
19h00 - Retiro de Mulheres no CATRE - SC
Retiro de Mulheres da ACP
Local: CATRE (Centro Adventista de Treinamento e Recreação
Endereço: Praia de Palmas, Governador Celso Ramos - SC
Dias: 17 a 19/11/2017 (sex a dom)
Horários: a confirmar
Realização: ACP (Associação Central Paranaense)
Veja o Mapa
Garopaba - SC +info
19h00 - Garopaba - SC
Lançamento CD Prepara-te em Garopaba - SC
Local: IASD de Garopaba
Endereço: Rua 23 - Garopaba - SC
Horário: a confirmar
Veja o Mapa
Produção Independente gravada em Espanhol entre Dez/2016 a Fev/2017 e lançada em Jul/2017 pela Gravadora Novo Tempo. Comprar | Baixar |