Melissa Barcelos

  • CONTENT

Blog

Todos nós escrevemos nossa própria história. Somos os artesãos do nosso destino. Digamos que esta história possa ser descrita num livro e que o Blog seja o rascunho de uma página que você pode ler em primeira mão. Além disso, você encontrará no meu Blog, minhas receitas favoritas, curiosidades, entre outros assuntos do dia-a-dia.
11/05/20 Molho de Pinhão

Uma delícia culinária que pode ser feita tanto com a nossa estrela: o pinhão, ou você pode usar grão de bico, abobrinha, grãos de soja, ou soltar sua criatividade em outros vegetais. 

INGREDIENTES:

2 xíc. pinhão cozido picado
2 xíc. tomate picadinho com pele e semente
2 col(s) cebola picada
3 col(s) alho poró
3 col(s) aveia em flocos
1 e 1/2 xíc. caldo de legumes ou água
1/2 col(s) sal do himalaia
Manjericão fresco ou desidratado à gosto
1/2 col (s) açafrão ou cúrcuma 

PREPARO:

Comecei refogando sem óleo, estes ingredientes: cebola, alho poró e o tomate. e deixo reduzir bem até formar um molho bem bonito.
Acrescentei o pinhão, o caldo de legumes, e os temperos: sal, manjericão e açafrão. Tampei a panela e deixei cozinhar pra incorporar tudo.
Enquanto isso, coloquei a aveia no liquidificador junto com um pouquinho de caldo de legumes ou água pra bater bem. Passei no coador primeiro, e depois despejei dentro da panela do molho. A aveia vai engrossar e deixar uma textura bem legal. Aí só deixei cozinhar mais um pouco, acertei os temperos e pronto! 

Faz aí o MOLHO DE PINHÃO, e ao postar no Instagram, marca @melissabarcelos e a hashtag #dicamelissabarcelos. Vou amar saber que você se inspirou aqui no Blog. Se quiser saber o passo à passo, segue lá no instagram @melissabarcelos, postamos no IGTV!

PROPRIEDADES DO PINHÃO:

É um alimento bastante energético e devido à sua composição, importante para a saciedade. Rico em carboidrato de baixo índice glicêmico e em fibras, além de gorduras monoinsaturadas contribui para o bom funcionamento intestinal.
Famoso pelo valor calórico, em cada 100 gramas de pinhão temos 174 calorias, o que o torna um bom alimento para uma refeição intermediária ou até mesmo como pré-treino, pois ele tem grande quantidade de carboidratos (44 gramas de carbo em 100 gramas do alimento) com capacidade de liberação lenta de glicose para as células, mantendo esta energia disponível durante o período de exercício.
O pinhão contém minerais e vitaminas antioxidantes como vitaminas do complexo B e vitamina C, cálcio, zinco, fósforo, magnésio. Ainda possui proteínas e as já citadas tão benéficas gorduras monoinsaturadas.
Além disso, o pinhão tem luteína, importante antioxidante que auxilia na saúde dos olhos, evita a degeneração macular e diminui os riscos de catarata.
Esta junção de todos os nutrientes que o compõem torna o pinhão um bom alimento para fadiga muscular, prevenção de doenças cardiovasculares, controle de glicemia e de colesterol, além de prevenir o envelhecimento precoce.
Ainda é importante ressaltar a sua participação em nutrir as células do sistema nervoso central, auxiliando na memória e raciocínio rápido.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/blog/nutricao-pratica/post/beneficios-do-pinhao.html

 

por melissa
< >
06 Jun
Euclides da Cunha - BA +info
09h00 - Congresso MM em Euclides da Cunha - BA
II Congresso do Ministério da Mulher em Euclides da Cunha - BA
Local: a confirmar
Endereço: a confirmar
Horário: a confirmar
Inscrições: a confirmar
Veja o Mapa
Produção Independente gravada em Espanhol entre Dez/2016 a Fev/2017 e lançada em Jul/2017 pela Gravadora Novo Tempo. Comprar | Baixar |