Melissa Barcelos

  • CONTENT

Blog

Todos nós escrevemos nossa própria história. Somos os artesãos do nosso destino. Digamos que esta história possa ser descrita num livro e que o Blog seja o rascunho de uma página que você pode ler em primeira mão. Além disso, você encontrará no meu Blog, minhas receitas favoritas, curiosidades, entre outros assuntos do dia-a-dia.
06/02/20 Espaguete de Abobrinha e Cenoura com Molho de Grão de Bico

Um prato lindo, saudável e muito saboroso, que você precisa experimentar! 

INGREDIENTES: 

4 Abobrinhas médias
3 Cenouras médias
2 xíc de grão de bico (hidrate no mínimo 12 horas)
3 xíc de tomates picados
3 col(s) alho poró picado
1 xíc de castanha de caju (hidrate no mínimo por 12 horas)
Orégano à gosto
Sal do himalaya ou marinho à gosto
1 xíc cebolinha picada
Açafrão à gosto

PREPARO:

Comecei cozinhando o grão de bico, já previamente deixado de molho com o dobro de água na noite anterior (sempre inicio cozinhando com a panela aberta para ir retirando as primeiras espumas que se formam; depois que retiro o excesso dessas substâncias, fecho a panela de pressão e cozinho normalmente, até ficar al dente). 

Depois, numa panela, refoguei sem óleo o alho poró e coloquei o tomate, sal à gosto e fiz a base do molho, reduzindo bem. Acrescentei o grão de bico já cozido e deixei em fogo brando, cozinhando por mais um tempo. 

Enquanto isso, coloquei no liquidificador as castanhas já hidratadas e uma xícara de água morna pra bater e formar nosso "creme de leite de castanhas".  

Quando o molho estava quase pronto, coloquei o creme de castanhas, acertei os temperos usando óregano, sal, um pouco de cebolinha e deixei engrossando no fogo, por mais uns 5 minutos. Desliguei e reservei. 

Descasquei as cenouras e lavei bem as abobrinhas, e numa bacia fui fazendo o espaguete, cortando em volta dos legumes, sempre deixando o miolo (que depois reutilizarei em alguma receita). Corto com um utensílio específico para isso, caso você não possua ou não conheça, coloquei a foto abaixo. 

Misturei o espaguete de abobrinha com o de cenoura e temperei com orégano e açafrão. O sal coloco apenas quando já estiver pronto para montar o prato, pois a abobrinha solta líquido quando é salgada. 

Numa panela em fogo baixo, coloquei o espaguete, tampei e deixei abafando por poucos minutos (sim, é apenas pra amolecer um pouquinho pois se come quase cru mesmo). Agora sim, coloquei sal à gosto. 

Montei o prato com o espaguete e coloquei o molho do grão de bico por cima, finalizando com a cebolinha picada. 

Faz aí essa delícia, e ao postar no Instagram o seu Espaguete de Abobrinha e Cenoura com Molho de Grão de Bico, marca @melissabarcelos e a hashtag #dicamelissabarcelos. Vou amar saber que você se inspirou aqui no Blog.  

PROPRIEDADES DA ABOBRINHA:

Das propriedades da abobrinha mais marcantes vale ressaltar que ela é uma fonte rica em vitaminas do complexo B (essenciais para o bom funcionamento dos sistemas neurológico, circulatório e imunológico), vitamina A (boa para a visão, pele, auxilia no crescimento e evita infecções), além de conter minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio.Além disso, ajuda a prevenir doenças que podem advir da falta de vitamina C como escorbuto, esclerose e aparecimento de hematomas. Quando consumida regularmente, a abobrinha pode auxiliar também na redução dos níveis de homocisteína, que é um aminoácido presente no sangue e que, em grandes quantidades pode causar entupimento de artérias e Acidente Vascular Cerebral (AVC). São ricas em flavonóides e antioxidantes fenólicos como ascarotenos, luteína e zea-xantina. Esses ingredientes diminuem a ação dos radicais livres e espécies reativas de oxigênio (ROS) que possuem papel fundamental no envelhecimento e outras doenças. Contém níveis moderados de vitaminas do complexo B, bem como minerais importantes como ferro, manganês, fósforo e zinco.

Mais vantagens:
Antioxidante
Anti-inflamatória
Antimicrobiana
Auxilia na proteção da próstata
Previne o câncer
Protetor do sistema respiratório
Fortalece dentes e ossos
Diminiu colesterol ruim
Excelente para o coração .

Fonte: https://www.mundoboaforma.com.br/11-beneficios-da-abobrinha-para-que-serve-e-propriedades/

 

por melissa
< >
10 Abr
Belém - PA +info
19h00 - Hospital Adventista de Belém - PA
Aniversário do Hospital Adventista de Belém
Local: Hospital Adventista de Belém
Endereço: Av. Almirante Barroso, 1758 - Marco - Belém - PA
Horário: a confirmar
Veja o Mapa
Produção Independente gravada em Espanhol entre Dez/2016 a Fev/2017 e lançada em Jul/2017 pela Gravadora Novo Tempo. Comprar | Baixar |