Melissa Barcelos

  • CONTENT

Blog

Estamos Juntos em várias atividades do dia-a-dia, especialmente na cozinha. Tenho dedicado boa parte do meu tempo criando receitas deliciosas e muito saudáveis da cozinha vegetariana estrita. Conheça algumas dessas receitas, dicas de leitura entre outros assuntos que envolvem meu ministério pessoal. Visite e inscreva-se também no meu canal do Youtube https://www.youtube.com/c/MelissaBarcelosoficial?gl=BR
25/08/19 Tofu

Alimento muito versátil e proteico. Pode ser usado em lasanhas, pizzas, omeletes veganos, saladas, refogados, pastas e recheios.

INGREDIENTES:

2 xic grãos de soja 
Água 
Sumo de 2 limões (Opções de coagulação: 3 col (s) vinagre de maçã ou 1 col (rasa de sopa) de cloreto de magnésio diluída em 1/2 xic água quente)
Sal
Açafrão ou cúrcuma
Cheiro verde bem picado
Orégano
Manjericão ou outros temperos de sua prefência

PREPARO:

Coloquei os grãos de soja em uma bacia, lavei bem, escorri e cubra com o dobro de água. Deixei hidratar por pelo menos 8h. Durante esse período troquei de água por 2 vezes.
Escorri e coloquei os grãos hidratados no liquidificador com o dobro de água.
IMPORTANTE: Os grãos aumentam de tamanho na hidratação. Você precisa atentar para a capacidade do copo do seu liquidificador. Não poderá bater tudo de uma vez. Terá que fracionar a quantidade a ser batida. Lembrando que a cada xícara de grãos você precisa colocar 2 xic de água.
Bati bem e coei dentro de uma panela grande usando um saquinho de voal (se vc não tiver use uma peneira muito fina ou pano de prato bem tramado e limpo).
Coloquei para ferver em fogo médio mexendo de vez em quando pra não grudar. Assim que subiu a fervura desliguei.
CUIDADO: É igual ferver leite! Sempre sobe quando a pessoa estiver distraída!
Adicionei o sal e demais temperos. Misturei bem. Acrescentei o sumo de limão aos poucos mexendo com a espátula delicadamente. Tampei a panela e deixei descansar para uma boa coagulação.
Quando percebi que o soro já estava todo separado, usei novamente o coador de voal, descartando o soro e reservando apenas a massa obtida.
Coloquei num recipiente que dará o formato do seu tofu. (Ele precisa ter furos nas laterais e no fundo para que o residual do soro possa escorrer. Eu costumo usar um pote plástico descartável e faço pequenos furos com a ponta de uma faca aquecida no fogo.) Neste momento acertei um pouco mais o sal, pois boa parte é descartada com o soro.
Coloquei na geladeira por algumas horas com um peso em cima pra comprimir melhor.
Desenformei! Pronto! Bom apetite!

Opção feita utilizando o Limão como coagulador.

Faz aí o TOFU, e ao postar no Instagram, marca @melissabarcelos e a hashtag #dicamelissabarcelos. Vou amar saber que você se inspirou aqui no Blog. Se quiser saber o passo à passo, segue lá no instagram @melissabarcelos, postamos no IGTV,ou pode olhar na aba de vídeos aqui mesmo no site!

 Propriedades nutricionais do tofu

Como é um derivado da soja, o tofu tem as mesmas propriedades da leguminosa, 100 gramas do produto contém 85% de água, 7,5 gramas de proteína e somente 70 calorias. Ou seja é uma fonte importante de proteínas (principalmente para os vegetarianos), além de fornecer riqueza de minerais como fósforo, cálcio e magnésio.
Outra vantagem é que o tofu é mais fácil de digerir do que o grão da soja ou a proteína texturizada. Sua maior digestibilidade faz do tofu a opção perfeita para quem não se adapta ao consumo de soja em grãos, já que ela pode causar flatulência.
Previne e ajuda no combate ao câncer, por conter os fitoquímicos isoflavonas;
Previne câncer de mama e de próstata, por ser rico em antioxidantes;
Previne osteoporose, por ser rico em cálcio;
Diminui o colesterol, por conter ômega-3;
Previne o aparecimento de aterosclerose, por ajudar no controle do colesterol;
Ajuda a emagrecer, por ser pobre em calorias;
Fornece proteínas para a manutenção dos músculos entre outros benefícios. 

Fonte: https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/3377-tofu-propriedade-calorias-e-receita  e   https://www.tuasaude.com/beneficios-do-tofu/

por melissa
< >

Warning: mysql_fetch_assoc() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/storage/e/40/ab/melissabarcelos2/public_html/admin/agenda_class.php on line 346
Produção Independente gravada em Espanhol entre Dez/2016 a Fev/2017 e lançada em Jul/2017 pela Gravadora Novo Tempo.

Usamos cookies no nosso site para ver como você interage com ele. Ao aceitar, você concorda com este uso