Melissa Barcelos

  • CONTENT

Blog

Todos nós escrevemos nossa própria história. Somos os artesãos do nosso destino. Digamos que esta história possa ser descrita num livro e que o Blog seja o rascunho de uma página que você pode ler em primeira mão. Além disso, você encontrará no meu Blog, minhas receitas favoritas, curiosidades, entre outros assuntos do dia-a-dia.
29/05/18 Pinhão - maravilhosa semente

Quando chega o frio, a gente não resiste mesmo! Além de comprar no horti-fruti, pegamos pinhão até do chão por onde passamos nas caminhadas diárias próximas à nossa casa. É um amor por essa semente power! 

Além de ser saborosíssimo, o pinhão possui diversas propriedades nutricionais. Ele é rico em ferro, manganês, zinco, fósforo, magnésio e cálcio, e também contém quantidades significativas das vitaminas do complexo B e vitamina C, além de fibras e proteínas.

Estudos indicam que o consumo regular de pinhão ajuda a prevenir doenças cardíacas, alguns tipos de câncer, ajuda a controlar o diabetes e o colesterol. Também é útil para quem tem problemas de osteoporose e descalcificação. É também um ótimo alimento para a nutrição cerebral, graças a quantidade de zinco e vitaminas do complexo B que ajudam a nutrir as células do sistema nervoso central.

Apesar de todos esses benefícios, vale lembrar que o pinhão é bem calórico, cada semente tem aproximadamente 20Kcal, por isso consuma com moderação, pois o consumo exagerado faz engordar! 

Ingredientes:

3 ou 4 xic de pinhões
Água para deixar de molho
Água para o cozimento
1 col (s) rasa de sal grosso (sal marinho ou do himalaia)

Preparo: 

Lavo bem em água corrente, deixo de molho por algumas horas, escorro e coloco na panela de pressão cobrindo com água até uns 2 dedos acima. Acrescento 1 col (s) rasa de sal grosso e coloco pra cozinhar até começar a pressão. 
Quando começa a "chiar" a panela desligo e coloco na pressão 2 (mais forte) pra que cozinhe sozinha até acabar a pressão. Repito o processo por 3 vezes. É o tempo do pinhão abrir a casca e poder penetrar o sal. Desta forma até economizo gás e ele vai cozinhando aos poucos. 

Gosto de fazer isso num dia, deixo na panela mesmo sobre o fogão. Aqueço novamente na manhã seguinte e como pinhões quentinhos no desjejum. É só morder na parte mais gordinha da casca e a semente sai facilmente. 

Experimente e compartilhe sua foto no Instagram marcando @melissabarcelos com a Hashtag: #dicamelissabarcelos.  

 Fonte: http://www.alimentacao-saudavel.com/que-tal-um-pinhao-nesse-friozinho/

por melissa
< >
21 Jun
Capim Grosso - BA +info
19h00 - CCJA em Capim Grosso - BA
CCJA em Capim Grosso - BA
Dias 21 e 22/06/2018 (qui e sex)
Veja o Mapa
Produção Independente gravada em Espanhol entre Dez/2016 a Fev/2017 e lançada em Jul/2017 pela Gravadora Novo Tempo. Comprar | Baixar |